Os benefícios na gestão de recursos humanos tornam-se um diferencial quando se trata de manter e reter talentos.
Uma empresa que oferece um pacote de benefícios atrativos, tem a possibilidade de reter seus colaboradores, mantê-los motivados e atrair bons talentos para a organização, alcançando mais produtividade e competitividade dentro da organização.
Em relação ao colaborador, o plano de benefícios tem como finalidade melhorar a sua qualidade de vida e está integrado na remuneração.
Analisando os interesses da organização, o plano de benefícios deve atender as necessidades básicas dos colaboradores de forma que mantenha baixos os índices de absenteísmo e rotatividade e torne a empresa competitiva diante a concorrência.
Segundo Chiavenato (2004), os serviços e os benefícios proporcionados pelas empresas demonstram a maneira pela qual elas buscam compensar o esforço dos colaboradores, proporcionando atividades de apoio e suporte, prezando sua qualidade de vida.
Dessa forma, reconhece o colaborador que se dedica em suas funções, deixando claro seus aspectos de avaliação de desempenho.
Para implementá-la, é necessário:
- considere os novos perfis de colaboradores;
- analise todas as necessidades;
- aposte em reconhecimento e recompensas;
- estabeleça regras;
- avalie o custo-benefício.
A importância da gestão de benefícios
No contexto atual, a motivação e fidelização dos funcionários têm se tornado um dos principais pilares da gestão administrativa de uma empresa. Afinal, de todos os recursos que uma empresa precisa dispor para ser bem-sucedida, os recursos humanos são considerados os mais importantes.
Os funcionários são responsáveis por cumprirem as metas e objetivos da empresa, elevando seus resultados. Além disso, são eles também que podem levar uma organização ao fracasso, caso estejam desmotivados e reduzam sua produtividade.
Dessa forma, as corporações precisam encontrar meios para manter a dedicação de seus funcionários elevadas para garantir o crescimento dos negócios. A criação de um programa de benefícios e sua efetiva gestão pode auxiliar nessa missão.
Quando os colaboradores de uma empresa estão satisfeitos com seu trabalho e se sentem reconhecidos pela empresa, tornam-se verdadeiros parceiros do negócio. Assim, eles fazem muito além do que as suas obrigações, preocupando-se com o desenvolvimento da empresa.
No entanto, manter um colaborador satisfeito e estável em seu trabalho, atualmente, não é mais uma tarefa fácil, o que tem aumentado a preocupação das organizações. Esse novo cenário se dá pela entrada da nova geração, os millennials, no mercado de trabalho.